Você conhece e usa o robô do messenger, mais conhecido como Chatbot?

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS QUE VOCÊ PODE USAR PARA CRIAR UM ROBÔ DO MESSENGER!

Se você gerencia uma página no facebook ou várias páginas, já deve ter passado por situações em que gostaria que tivesse uma outra pessoa que te ajudasse a atender tantos contatos pelo messenger ou as mensagens que chegavam até de madrugada ou já teve que responder várias vezes as mesmas perguntas como “Tem frete grátis?” ou “Qual é o horário de atendimento”, etc.? Pois bem, então você precisa mesmo conhecer esta ferramenta de automação do messenger.

As opiniões a respeito dessa forma de atendimento automatizada ainda é bastante dividida entre os que fazem os atendimentos e os que são atendidos por ela. Para quem faz os atendimentos é uma maravilha (se os chatboots forem configurados corretamente) pois o ganho na agilidade no atendimento é percebido logo de cara com as praticidades que elas oferecem  até porque, além do atendimento ser 24h por dia, poderá atender várias pessoas ao mesmo tempo! Imagine se apenas uma pessoa tiver que atender os contatos via messenger, cuidar do estoque da loja, fazer as compras, enviar, etc..

Alguns ainda reclamam que a humanização está sendo deixado de lado pois para que o atendimento flua legal, a pessoal atendida deve seguir um caminho de perguntas e respostas pré determinadas pela chatbot, ou seja, irá ajudar apenas para as dúvidas mais frequentes que a página recebe, então se o Cliente quiser saber algo “fora do contexto” terá que aguardar a intervenção de uma pessoal para seguir com o atendimento.

Mas calma, na maioria das vezes a satisfação do atendimento via Chatbot é ótima até porque essas ferramentas também vem sendo aprimorados a cada dia com recursos onde você pode entrar no meio da conversa entre o Cliente e o Robô quando surgirem questões mais complicadas para o robô responder.

VEJA AS 3 PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA CRIAR UM ROBÔ DO MESSENGER

1 – CHATFUEL

O Chatfuel é um dos melhores (na minha opinião), além dela oferecer uma boa ferramenta para customizações, facilidade no uso sem a necessidade de conhecimentos em programação, ela é TOTALMENTE GRATUITA para quem tiver até 500.000 usuários ativos por mês. Outra coisa bacana no Chatfuel é você pode customizar ela de acordo com o tipo de negócio da página como por exemplo: Empresas de eventos, de prestadoras de serviços, Agências de Comunicação e vários outros.

Marcas como Adidas, BuzzFeed, MTV e UBER usam o Chatfuel atualmente para a criação de seus conteúdos e suporte via bot.

2 – Manychat

 

Uma outra ferramenta para a criação de Chatbots é o Manychat e uma das suas maiores vantagens é que dentro dela você pode monitorar os comentários e responder, com atendimento humano, questões mais complicadas ou difíceis para o bot.

O chat ao vivo notifica você quando é necessária uma atenção maior e facilita a sua conversa com o cliente.

Além disso, dentro do Manychat você pode criar sequências de conteúdos programadas, criar segmentações entre o seu público através de tags e até enviar mensagens com anexos.

A ferramenta conta com uma versão gratuita que inclui vários recursos e também possui uma versão PRO para quem quiser se aprofundar.

Um ponto negativo talvez é que a ferramenta e todos os materiais de suporte não possuem versão em português, estão todos em inglês.

3 – Chatclub

 

O ChatClub é um dos mais conhecidos aqui no Brasil. Além disso, a ferramenta é responsável pelos robôs de empresas como: UFC, AVON e FOX, e também de artistas, como o Luan Santana.

Ao entrar na ferramenta, você pode escolher entre 2 objetivos para a criação de um bot:

Chatbot de Conteúdo: indicado para marcas e celebridades, pois com ele você pode divulgar conteúdos de forma interativa e divertida. Com ele é possível criar quiz, chats em grupo, enquetes, autógrafos e mais.

Chatbot FAQ: já este outro objetivo é indicado para empresas que desejam usar o Messenger como suporte de dúvidas de seus clientes, por exemplo. Ele usa, basicamente, a Inteligência Artificial para mostrar a melhor resposta à pergunta do seu cliente, o que torna menos necessária a intervenção de um humano.

Para os dois objetivos está disponível a opção de visualizar uma demonstração dos bots. Esse preview é interessante para você descobrir tudo o que é possível ser feito.

Para começar a criar um robô do Messenger no ChatClub, é preciso preencher um formulário. Você deve aguardar o contato da empresa ou conectar diretamente o seu perfil do Facebook com a ferramenta.

O Chatclub não oferece versões gratuitas.

Você já está utilizando os robôs do Messenger em seu negócio? Conte como está sendo a sua experiência com os chatbots aqui nos comentários ou o que te deixa inseguro para realmente começar a usar o recurso.

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