Wix vs WordPress

Todos os dias vejo alguém perguntando em algum lugar, seja em fórums, grupos no facebook, grupos no WhatsApp, na fila do Supermercado, etc.. E eu acho que até na Deep Web deve rolar essa pergunta:

Mas afinal, qual é a melhor plataforma para se criar Sites? “Wix ou WordPress?”

Hoje em um grupo de estudos dentro do facebook, novamente esse assunto. Olha. juro que eu tento ser imparcial e manter a mente aberta para segundas opiniões sobre o Wix. Mas poxa, ninguém tem! Nem mesmo o próprio Wix tem.

O problema com o Wix vem deste o seu lançamento onde eles tentaram facilitar de todas as formar facilitar o seu uso e na época o Flash, que utiliza o ActionScript como linguagem de programação, estava na “moda” e facilitava na criação de sites no formato WYSIWYG (é o acrônimo da expressão em inglês “what you see is what you get”, cuja tradução remete a algo como “o que se vê é o que se obtém”) e também muito JavaScript.

Isso tudo facilitava sim a criação de um Site, mas também criava-se aí uma série de problemas como por exemplo não ser amigável com Smartphones por ser desenvolvido em Flash ou ser péssimos para buscas orgânicas como por exemplo no Google!

Com o tempo o Wix foi melhorando esse problema de compatibilidade passando a oferecer sites desenvolvidos em HTML5, mas ainda sim os seus códigos continuavam poluídas e os problemas de buscas persistiam.

Hoje apesar ter melhorado muito, um dos principais problema dela é a liberdade na personalização. Que tem diz que é mentira, pois consegue personalizar como ela quer. Claro que consegue, mas dentro das opções que ela oferece em seu construtor de site online!

Abaixo seguem alguns gráficos para entender melhor sobre quais as categorias de empresas que utilizam o Wix.

Quais as principais empresas que utilizam o Wix

Percentual de utilização de tecnologia CMS

Países que mais utilizam o Wix para a criação de seus Sites

Tamanho das empresas que utilizam com base no número de seus funcionários.

Já o WordPress, apesar de soar um pouco estranho fazer uma comparação por serem um pouco diferente as suas formas de criação de Sites, ainda assim as suas finalidades são as mesmas. Criar Site!

Sendo assim, vamos ver as suas diferenças. Para começar, o WP (WordPress) não utiliza o ActionScript em sua linguagem. Ela é basicamente .php, css e JavaScript e uma pitada de HTML5 com CSS3.

Sua customização é N vezes maior por ter disponível vários plugins, temas e claro, por ela ser um OpenSource, ou seja, é um código aberto para que o seu Site seja desenvolvido e personalizado da forma que você realmente quer. E é exatamente por isso que o WP é considerado a plataforma mais popular atualmente, utilizados por grandes empresas como:

The Walt Disney Company.

Toyota do Brasil.

Vogue.

Facebook Neewsroom.

Percentual de empresas utilizando o WordPress.

Os motivos para ser utilizado o WP no desenvolvimento do seu Site são muito grandes e há vários outros fatores que envolvem esta decisão como a questão de seguranças, atualizações e principalmente o seu custo-benefício!

O WP é mantido por uma empresa chamado Automattic, uma corporação fundada em Agosto de 2005. Porém ela também é mantida e atualizada por vários freelancer e voluntários ao redor do planeta, incluindo centenas de brasileiros experts da plataforma.

Dessa forma, podemos dizer que se depender dela, o seu Site estará um pouco mais seguro contra ataques de hackers ou Bugs. Claro que para isso não aconteça, vai depender de muitos outros fatores como por exemplo a segurança do seu servidor de horpedagem, um bom tema, plugins confiáveis, sempre atualizar seus WP e seus plugins, etc., etc. e etc.!

Menu
Olá! 😉
Como posso te ajudar?
Powered by