Você sabe qual a diferença entre Landing Page e Squeeze Page?

Você tem um negócio digital e todo mundo te fala para criar uma Landing Page pra isso e uma Landing Page pra aquilo, mas você sabe o que é uma Landing Page e como ela é feita?

Caso não saiba nenhuma dessas resposta, não se preocupe! Hoje vou te ensinar os primeiros passos para você criar a sua primeira Landing Page.

Numa tradução literal do inglês, uma “Landing Page” é uma página de pouso. É uma página para onde os seus usuários são redirecionados depois de clicarem em algum anúncio ou um link que você divulgou. Uma Landing Page tem um objetivo bem claro, diferente de outros tipos de páginas, como a Home do seu site ou do seu blog. É esse objetivo que vai guiar a estrutura da sua página, a forma como você vai falar com seu usuário e a ação que você quer que ele realize.

Então, se você está interessado em capturar emails para criar um relacionamento com seus usuários ou utilizar uma oferta de conteúdo, como por exemplo um ebook, você pode criar uma Landing Page mais condensada e objetiva, que é o que chamamos de Squeeze Page.

Nessa Squeeze page, você deve fornecer apenas as informações necessárias que vão levar seu usuário a executar a ação que você deseja. Aqui você deve focar no seu objetivo e evitar qualquer distração ao visitante. Se a intenção for a venda de um produto, você vai precisar de uma Landing Page que seja um pouco mais detalhada e focada em venda, que é o que chamamos de Sales Page ou página de vendas. Nela, você vai precisar utilizar vários recursos de texto e imagem para convencer seu usuário a realizar a compra.

Depois de decidir o objetivo da sua Landing Page, é hora de começar a construí-la!

Na primeira seção da sua Landing Page, ou o que também chamamos como primeira dobra, é essencial chamar a atenção do seu usuário! Por isso, engajar o usuário logo na primeira seção é muito importante para que ele continue na página! Caso você não seja claro quanto à oferta ou não desperte o interesse do seu usuário, as chances dele deixar a página são bem altas. Então, crie um título bem atrativo, um breve parágrafo que vai resumir a sua oferta e uma imagem ou um vídeo demonstrativo do seu produto.

É importante também inserir um botão que leve o seu usuário a executar uma ação, o que chamamos de Call To Action, ou CTA. Se você estiver vendendo um produto, este botão pode ser “comprar agora”, por exemplo.

Para os usuários que ainda não estão convencidos ou que precisam de mais detalhes sobre o que você está oferecendo, é importante que as próximas seções sejam ainda mais persuasivas. Então esse é o momento de identificar o problema! Nessa seção, você deve mostrar quais são os problemas das pessoas que procuram seu produto.

Esse é um momento para utilizar as suas personas, trazendo as principais dores que elas têm para que elas possam se identificar com a sua oferta. Em seguida, apresente as soluções que o seu produto vai oferecer. Faça uma conexão com os problemas levantados na seção anterior e mostre outros benefícios que seu produto vai atender.

Aí vem o momento de você apresentar suas credenciais! Fale um pouco sobre quem é você e quais são suas qualificações para criar esse produto. Isso vai te ajudar a passar um pouco mais de confiança para o comprador de que você sabe do que está falando. Logo em seguida, reforce o seu produto mostrando os seus benefícios.

Uma boa forma de fazer isso é listar benefícios em tópicos e utilizar ilustrações que representam cada um deles. Outro ponto importante na hora de convencer seu usuário é dar provas sociais. Reserve uma seção da sua Landing Page para reunir elogios de fãs, comentários nas redes sociais e depoimentos de outros usuários que existem pessoas satisfeitas com ele.

Aí chegou o momento de você fazer a sua oferta!

Faça um resumo do que consiste seu produto, como a quantidade de módulos, materiais adicionais, capítulos, tudo o que seu usuário vai ter acesso ao comprar seu produto. E não esqueça também de mostrar o valor do produto, quais são as condições de pagamento, por quanto tempo sua oferta estará disponível e as garantias que você oferece. Depois disso, chegou a hora de reforçar a chamada para a ação, com um botão de Call To Action, lembra?

Nesse ponto, o usuário já deve ter todas as informações essenciais para realizar a compra ou qualquer outra ação que você deseja. Para isso, crie um botão bem chamativo que leve para o checkout do seu produto, no caso de uma página de vendas.  Caso deseje capturar emails ou outras informações de seu usuário, selecione de forma estratégica quais tipos de informações deseja coletar.

O valor do material ou da oferta gratuita que você está oferecendo vai te dar uma ideia de quais dados as pessoas estarão dispostas a te dar em troca dos beneficios apresentados. Caso o usuário ache que não vale a pena

trocar seu email e outras informações pelo o que você está oferecendo, é possível que ele saia da página e você perca esse usuário.

Também é importante fazer um aviso ao usuário sobre as limitações do seu produto, conhecido também como disclaimer. Se ele for um produto digital, deixe claro que a pessoa receberá o material pela internet!

Você pode encerrar sua Landing Page com um lembrete, já que essa é a última oportunidade de falar com o seu usuário.

Coloque alguma frase de efeito que gere questionamentos no seu usuário, e que o convença de adquirir seu produto, como por exemplo: “com este curso profissionalizante, você poderá se destacar em sua próxima entrevista

de emprego. Não perca tempo”. Você deve ter reparado que a estrutura de uma Landing Page pode ser muito similar à estrutura de um roteiro para vídeo de vendas.

Com toda essa informação, já dá pra criar sua Landing Page e começar suas campanhas! Mas lembre-se de uma coisa: você deve sempre analisar a necessidade específica do seu objetivo! Nem toda Landing Page precisa seguir essa estrutura específica e nem mesmo essa exata ordem.

Você deve compreender melhor seu produto ou estratégia e a melhor forma de apresentá-los, seja mesclando partes que você julgue necessárias ou até mesmo deixando de lado alguma parte que você acredita que não faz sentido pro seu público.

Quer saber mais sobre Landing Pages e Squeeze Pages ou gostaria de ter a sua própria Pages personalizado? Entre em contato comigo! Será um prazer em te ajudar.

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Rolar para cima

English at home

Landing Page ・Performance ・ SEO

Desenvolvimento de Landing Page para curso de inglês presencial.

Sobre o projeto

Desenvolvimento de Landing Pages para divulgação e vendas de cursos presenciais para crianças e adultos

  • Landing Page
  • Otimização de Performance
  • SEO 

Arêa Leão Advogados

Site institucional ・Performance ・ SEO

Desenvolvimento de site institucional multi páginas

Sobre o projeto

Redesign de Site institucional de escritório de Advocacia Arêa Leão de Fortaleza-CE, fundados em 2006.

  • Site Institucional
  • Otimização de Performance
  • SEO 

App - Acelerador de ppci

Landing Page ・Página de vendas ・ Aplicativo

Desenvolvimento de Landing Page para aplicativo de Acelerador de PPCI

Sobre o projeto

Desenvolvimento de Landing Page para venda de assinatura de Aplicativo para PPCI

  • Landing Page
  • Assinatura
  • Página de Vendas

Dr. Fernando Amato - Plastico.pro

Landing Page ・ SEO ・ Monitoramento

Desenvolvimento de Landing Page e SEO de artigos de blog e monitoramento.

Sobre o projeto

Desenvolvimento de Landing Page para captação de novos pacientes e divulgação de serviços. Postagens de artigos de blog com serviços de SEO, adequações e monitoramento de seguranças no site.

  • Landing Page
  • SEO
  • Monitoramento

Vive en Buenos Aires

Landing Page ・ Loja Virtual ・ Gateway

Desenvolvimento de Landing Page e loja virtual para vendas de pacotes de cursos de graduação em medicina na Argentina. 

Sobre o projeto

Desenvolvimento de Landing Page e loja virtual para vendas de pacotes de cursos de graduação em medicina na Argentina. 

  • Landing Page
  • Loja virtual
  • Página de Vendas

Lucas Dolwitsh – Atraindo o Homem Certo

Landing Page ・Página de vendas ・ Curso Online

Desenvolvimento de Landing Page para Lucas Dolwitsh para vendas de infoprodutos e captação de lead 

Sobre o projeto

Desenvolvimento de Landing Page para Lucas Dolwitsh para vendas de infoprodutos e captação de lead 

  • Landing Page
  • Captação de Leads
  • Página de Vendas

Moveer.bt

Landing Page・Site Institucional・Monitoramento mensal・Otimização

Desenvolvimento de Site institucional e Landing Page para a empresa Moveer.bt

Sobre o projeto

Desenvolvimento de Site institucional e Landing Page para a empresa Moveer.bt para divulgação de cursos, torneios, festivais, etc. 

  • Landing Page
  • Site institucional
  • Monitoramento de segurança

Natasha Meschiatti

Landing Page ・ Criação ・ Otimização

Desenvolvimento de Landing Page para Raquel Lemos para vendas de infoprodutos e captação de lead 

Sobre o projeto

Desenvolvimento de Landing Page para Raquel Lemos para vendas de infoprodutos e captação de lead.

  • Landing Page
  • Captação de Leads
  • Página de Vendas

Raquel Lemos

Landing Page ・ Criação ・ Otimização

Desenvolvimento de Landing Page para Raquel Lemos para vendas de infoprodutos e captação de lead 

Sobre o projeto

Desenvolvimento de Landing Page para Raquel Lemos para vendas de infoprodutos e captação de lead.

  • Landing Page
  • Captação de Leads
  • Página de Vendas

Algar Telecom

Landing Page ・ Criação ・ Otimização

Desenvolvimento de Landing Page para a empresa de telecomunicações Algar Telecom.

Sobre o projeto

Desenvolvimento de página para venda de planos de internet banda larga

  • Landing Page
  • Contratação de planos
  • Otimização de performance

Atemporal Store

Loja Virtual ・ Desenvolvimento ・ Otimização

Atemporal store 605 é uma loja situada em SJRP de roupas e acessórios femininos.

Sobre o projeto

Desenvolvimento de loja virtual para venda de roupas e acessórios.

UI/UX Design, Direção de Arte, layout responsivo e compatível com todas as estações do ano

  • E-commerce
  • Instagram Store
  • Mercado Pago

Chef Dany Novo

Landing Page ・ Criação ・ Otimização

A Chef Dany Novo é uma das maiores autoridades em Empreendedorismo no Ramo dos Chocolates no Brasil! 

Sobre o projeto

Desenvolvimento de toda a estrutura de páginas para lançamento de curso online.

  • Página de captura
  • Página de Obrigado
  • Página de Vendas

Tegra Incorporadora

Anúncios Gráficos ・ Marketing Digital

Criação de Anúncios Gráficos (Graphic Ads) em HTML5 para rede display para campanha de divulgação para empresa Tegra Incorporadora.

Sobre o projeto

Criação de Anúncios Gráficos (Graphic Ads) em HTML5 para rede display para campanha de divulgação.

Meta Platforms Inc.

Anúncios Gráficos ・ Marketing Digital

Criação de Anúncios Gráficos (Graphic Ads) em HTML5 para rede display para campanha de de captação da empresa Meta.

Sobre o projeto

Criação de Anúncios Gráficos (Graphic Ads) em HTML5 para rede display para campanha de de captação da empresa Meta.

Canon

Anúncios Gráficos ・ Marketing Digital

Criação de anúncios gráficos em vídeo html5

Sobre o projeto

Criação de anúncios gráficos em vídeo html5

Warner Bros Games

Anúncios Gráficos ・ Marketing Digital

Criação de Anúncios Gráficos (Graphic Ads) em HTML5 para a DoubleClick (DBM)  para o lançamento do Game Sombras da Guerra para Warner Bros Games.

Sobre o projeto

Criação de Anúncios Gráficos (Graphic Ads) em HTML5 para a DoubleClick (DBM)  para o lançamento do Game Sombras da Guerra para Warner Bros Games.

Warner Bros

Anúncios Gráficos ・ Marketing Digital

Desenvolvimento de anúncios gráficos para redes display em formatos HTML5 para campanhas de lançamentos de novas séries e filmes

Sobre o projeto

Desenvolvimento de anúncios gráficos para redes display em formatos HTML5 para campanhas de lançamentos de novas séries e filmes

Netflix

Anúncios Gráficos ・ Marketing Digital

Desenvolvimento de anúncios gráficos para redes display em formatos HTML5 para campanhas de lançamentos de novas séries

Sobre o projeto

Desenvolvimento de anúncios gráficos para redes display em formatos HTML5 para campanhas de lançamentos de novas séries

BDARTS Painting

Website ・ Identidade Visual

Empresa de pintura e reformas residenciais de Boston – Massachusetts, com mais de 12 anos de experiência.

Sobre o projeto

Desenvolvimento de site institucional para empresa de construção e reformas situada em Massachusetts – Estados Unidos. 

  • Site Institucional
  • Agendamento online
  • Otimização de performance
  • Monitoramento mensal

Sushi Daisuki - Restaurante Japonês

Website ・ Identidade visual ・ Delivery

Desenvolvimentos de Site menu e Logo para delivery de Sushis.

Sobre o projeto

O intuito deste Site era torná-lo um menu online onde, além do visitante ter uma experiência agradável “saboreando” os combinados com olhos, também teria a possibilidade de ver os pratos disponíveis e já fazer o pedido diretamente pelo Site sem precisar fazer uma chamada telefônica ou ter que enviar uma mensagem para realizar o pedido.

Todos os canais de contato do Site estavam conectados aos celulares dos responsáveis de cada setor: Pedidos, dúvidas, sugestões, etc..

Além de claro, o site foi desenvolvido totalmente responsivo, ou seja, se adapta a qualquer dispositivo e a qualquer tamanho de tela. Inclusive Retina.

OrthoDontic Brasil

Website ・ Monitoramento ・ Otimização

Com mais de 20 anos de atuação e mais de 300 Clínicas espalhadas por todo o país, já conquistou mais de 7 milhões de Sorrisos em todo o Brasil.

Sobre o projeto

Redesign de site institucional com sistema de agendamento de consultas e buscas por clínicas de mais de 300 franqueados

  • Site Institucional
  • Agendamento online
  • Otimização de performance
  • Monitoramento mensal